Se você gerencia uma escola, universidade ou corporação, sabe que é comum disponibilizar computadores para acesso externo, certo? Esses computadores são usados por diversas pessoas, e, assim, expostos à diversas possibilidades de alterações de sistema, contaminações por ameaças virtuais ou mesmo instalações indevidas.

Considerando esses e outros pontos problemáticos, é comum que a equipe de T.I. se sobrecarregue ao garantir a manutenção dessas máquinas, comprometendo muitos resultados da empresa e prejudicando os resultados finais.

Como a resposta para esses problemas não é limitar o acesso dos estudantes ou trabalhadores, o Deep Freeze Faronics chega como uma alternativa para essas instituições. Quer conhecer mais sobre a solução? Acompanhe aqui com a gente e confira!

O que é o Deep Freeze Faronics?

O Deep Freeze Faronics é um software projetado especialmente para uso em computadores externos públicos, com objetivo de manter as configurações de cada computador com base nas definições do responsável.

Ele pode ser adquirido pela própria fabricante ou a partir de revendedores que trabalham com soluções de gestão e automação empresarial. Como é um programa que visa a segurança dos computadores públicos, é muito recomendado para setores que atuam em:

  • seguros;
  • segmentos imobiliários;
  • áreas financeiras;
  • ações em educação;
  • TV e mídia;
  • varejo;
  • segmentos da área de saúde;
  • aviação.

Como funciona o Deep Freeze Faronics?

O Deep Freeze Faronics pode ser facilmente instalado e configurado em sistemas operacionais Windows ou Mac, basta conversar com um especialista para entender o passo a passo e seguir o roteiro.

Além disso, todas as configurações de acesso e restrições são definidas com a instalação, possibilitando alterações futuras.

Vale dizer que há alguns planos possíveis para quem opta pelo Deep Freeze Faronics, como:

  • Standard: proteção à prova de falhas desenhada para redes com até 10 estações de trabalho;
  • Enterprise: sistema para implantação e gerenciamento de estações de trabalho ilimitadas;
  • Cloud: uso do Deep Freeze Faronics a partir da computação em nuvem independentemente do tipo de dispositivo para acesso.

Quais os principais benefícios do software?

A partir de seu uso em computadores públicos, o Deep Freeze Faronics oferece alguns benefícios que podem ser listados, como:

Controle e estabilidade nas configurações

Como dito anteriormente, o software permite manter as configurações do computador público, evitando a dessincronização.

Dessa maneira, todas as estações de trabalho podem ser restauradas ao reinicializar a máquina, impedindo a execução de novos programas baixados pelos usuários e tornando a manutenção flexível.

Proteção do sistema

Além de evitar a dessincronização, o Deep Freeze Faronics impede que administradores não autorizados acessem o sistema, predefinindo senhas que podem ser usadas na estação de trabalho ou no Controle de Linha de Comando.

Além disso, é possível desativar mouses e teclados durante Períodos de Descongelamento, limitando ainda mais o acesso. Outro exemplo é a proteção contra ameaças virtuais, que podem ser revertidas pelo sistema.

Administração centralizada dos endpoints

A administração dos computadores que possuem o Deep Freeze Faronics é fácil ao usar o Enterprise Console ou o Core Console, que permite a centralização dos dados principais.

Com isso, é possível preencher vários grupos com filtros inteligentes, iniciar sessões de RDP e VNC, criar Enterprise Consoles personalizados, controlar softwares remotamente e, enfim, administrar as estações de trabalho a partir de um programa central.

Redução do suporte técnico

Por fim, um último benefício do Deep Freeze Faronics é a consequência de sua automação, centralização e qualidade. Com a restauração do sistema e a impossibilidade de comprometer o equipamento, os técnicos responsáveis não têm tantas complicações como antes, em que precisavam trabalhar constantemente para combater as alterações realizadas.

Assim, a equipe possui mais tempo que pode ser direcionado para outros trabalhos, aumentando a produtividade da área, reduzindo a necessidade de suporte técnico e oferecendo desafios mais interessantes para os colaboradores.

Todos os pontos citados anteriormente são apenas exemplos de vantagens com o Deep Freeze Faronics, há mais diferenciais que podem ser confirmados com fornecedores e especialistas no software, basta entrar em contato com uma empresa de confiança.Gostou do conteúdo e se interessou pela solução? Aproveite para entrar em contato conosco e conferir os usos do sistema!