A prevenção de riscos é fundamental para qualquer empresa, garantindo a segurança de arquivos, relatórios, bancos de dados e outras informações. O Backup é uma solução que garante essa integridade, uma opção em caso de problemas na T.I., catástrofes naturais ou mesmo erros humanos.

O Backup de dados em nuvem é uma das opções mais interessantes para resguardar essas informações. É com ele que a empresa consegue manter os arquivos atualizados e seguros independentemente de problemas na infraestrutura, garantindo a retomada de trabalhos e entregas.

Quer saber mais sobre essa inovação e como ela pode ajudar seu negócio? Continue lendo este artigo e descubra mais sobre o assunto!

Como funciona o Backup de dados em nuvem?

O cloud computing (computação em nuvem) dispensa servidores físicos internos, assim, os arquivos são salvos em servidores externos de diversas partes do mundo a partir da conexão com a internet.

Para o Backup de dados em nuvem, não há necessidade de clonar as informações ou realizar o backup em si ao final do dia, afinal, o cloud permite salvamento automático de todas as alterações em arquivos, upload de novos documentos e mudanças no geral em seu ambiente.

Com isso, a empresa mantém seus dados sempre em um ambiente de menor risco e maior agilidade nas atualizações, diminuindo erros humanos e centralizando as informações.

Quais as etapas para um Backup seguro?

Agora que você já entende o conceito de Backup de dados em nuvem, para implementá-lo em sua empresa, é interessante pensar em algumas etapas, como:

Contato com fornecedores

Antes de considerar a hora do Backup, é bom entrar em contato com os fornecedores do serviço em nuvem e entender como proceder em imprevistos ou problemas.

Com esse apoio, o acesso aos arquivos se torna mais rápido e garantido. Além disso, o contato com os fornecedores após algum problema, também pode ser 

Espaço para os dados

O espaço contratado a partir do cloud computing é suficiente para todos os colaboradores? Há necessidade de ampliar ou diminuir esse ambiente?

Essas perguntas devem ser consideradas na hora de implementar o cloud e pensar no Backup. Mesmo que essa mudança seja rápida, o planejamento ajuda a garantir os processos, oferecendo maior praticidade em horas críticas.

Acesso de colaboradores

Por fim, uma dica para garantir o acesso seguro aos dados, é definir quem, em casos de emergências, terá acesso aos dados primeiro e quem deve conduzir o processo.

Ao definir responsáveis, a organização é mais certeira e a retomada dos dados e trabalho tende a ser mais rápida.

Esses são apenas alguns passos que podem ajudar no Backup de dados em nuvem, porém, vale conversar com o fornecedor do cloud e entender a ordem dos processos e qual apoio existe com o serviço, ajudando a manter os trabalhos.

Quais as principais vantagens com a segurança de dados na nuvem?

Considerando a implementação e uso do Backup de dados, algumas vantagens ao comparar Backups em servidores físicos com o cloud computing são:

Aumento de segurança

Considerando que os arquivos são atualizados sempre que houver uma alteração, não é necessário salvar sempre que há mudanças ou realizar cópias em outros maquinários para o Backup. Assim, a segurança aumenta para o dia a dia e em momentos imprevistos.

Redução de custos

O cloud computing dispensa compras de equipamentos, instalações, manutenções e equipamentos apenas para Backup. Assim, os custos são reduzidos e a empresa pode direcionar o valor para outras áreas estratégicas.

Facilidade no gerenciamento

Por fim, um último benefício é a facilidade no gerenciamento de dados que o cloud oferece. Como a plataforma centraliza os arquivos de várias contas e equipamentos, é mais fácil gerenciar essas informações quando há necessidade de restaurar os dados, resgatando o que for necessário e realizando a gestão de maneira mais organizada.

Todas essas informações podem ser complementadas a partir das conversas com fornecedores e contratos personalizados, então não deixe de contatar empresas renomadas e profissionais qualificados para ajudar no assunto.Gostou das informações sobre Backup de dados na nuvem? Aproveite para conhecer os trabalhos da CGK e entender como você pode aproveitar o serviço em nuvem!