Não importa o segmento de atuação, tamanho ou diferenciais da empresa, uma coisa é certa: a segurança de informações e a infraestrutura da T.I. são pontos muito importantes para manter as entregas e atividades salvas e com qualidade.

Para isso, conhecer as inovações tecnológicas é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado, como a solução da computação em nuvem, que oferece grandes mudanças para seu negócio independentemente da área de atuação.

Se você quer saber se a sua empresa precisa migrar para a computação em nuvem, continue lendo e confira 5 sinais do dia a dia que comprovam essa necessidade!

1. Gastos com infraestrutura em T.I.

Mesmo com a rede já definida no início dos trabalhos, é comum que as empresas aumentem a infraestrutura em T.I., principalmente em picos de crescimento do negócio.

Se o lugar usar Data Centers físicos, é possível que essa expansão exija aquisição de novos equipamentos que, muitas vezes, possuem um custo alto. Além disso, há o gasto com instalação, ativação, uma curva de aprendizagem por algumas áreas ou mesmo a incompatibilidade entre peças, exigindo retrabalho e recompra de servidores.

A computação em nuvem, por utilizar servidores externos e permitir o backup online, não exige mudanças físicas na empresa, apenas a aquisição de novos espaços. Assim, o custo é muito menor e o trabalho mais prático, ajudando a agilizar os serviços.

2. Dificuldades no armazenamento

As mudanças citadas anteriormente geralmente são feitas pela necessidade de aumentar o espaço para o armazenamento de dados. Se há demandas constantes por esses ambientes, se os equipamentos travam por estarem sobrecarregados ou os colaboradores precisam sempre testar outras opções, é hora de repensar seu servidor.

Como a computação em nuvem usa servidores externos e possui acesso online, é facil o aumento ou diminuição de tamanho no armazenamento sempre que necessário, agilizando as mudanças.

3. Baixa segurança e softwares desatualizados

Com softwares desatualizados, há maior probabilidade da empresa sofrer com ameaças virtuais e invasões de hackers que podem comprometer todas as informações sigilosas ou rotineiras do negócio.

Além disso, se a atualização desse sistema é complicada e demorada para ser feita, dificultando backups, talvez seja hora de pensar em uma solução mais ágil, como o trabalho automático e programado da computação em nuvem.

Além disso, pela tecnologia usar múltiplos servidores ao redor do mundo, as ameaças virtuais são muito menos prováveis, além da obrigação em seguir as leis de segurança da informação vigentes em cada lugar de instalação.

4. Difícil acesso

Atualmente muitos colaboradores e gestores precisam acessar informações, documentos e ter contato com pessoas fora do ambiente de trabalho, seja pelo modelo home office ou por uma emergência pontual.

Se na sua empresa o acesso é permitido apenas nos equipamentos fixos da instituição, há um problema em acompanhar o momento do mercado e dos clientes, dificultando atividades e contatos importantes.

Pela nuvem, esse acesso pode ser feito por usuários específicos e cadastrados, porém, de qualquer aparelho eletrônico, ajudando a manter o controle sob as atividades e oferecer alguma flexibilidade.

5. Ausência de suporte

Por fim, o suporte para servidores pode ser uma necessidade de difícil solução, muitas vezes exigindo dias com o trabalho limitado enquanto o profissional precisa identificar o problema, trabalhar com servidores que podem ser diferentes e demandar gasto da empresa e tempo de trabalho inútil dos colaboradores.

Se a instituição optar pela migração para computação em nuvem, além de não precisar se preocupar com equipamentos físicos, há atendimento rápido para o lugar e segurança em relação aos dados, que possuem um armazenamento em backup para casos como blackouts ou acessos indevidos.

Todas essas informações são apenas alguns exemplos de problemas que a sua empresa pode estar passando e, também, de como a computação em nuvem pode ajudar, oferecendo um trabalho mais simples, uma automação segura e ótimas garantias para o dia a dia do gestor e equipes.Se você entendeu essas limitações, conheceu melhor a computação em nuvem e gostaria de contatar profissionais, conheça a CGK e entre em contato para informações específicas para sua empresa!